
2006: o ano da renovação administrativa
das licenças da SIC e da TVI

Felisbela Lopes∗

Índice
1 A renovação administrativa das licenças de TV . . . . . . . 2
2 A suspeição de pressões políticas sobre a RTP . . . . . . . . 5
3 Informação desvalorizada nos canais privados e com mais es-

paço na RTP1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6
4 O ressurgimento dos programas de reportagem na RTP1 e na

SIC . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
5 Ágoras abertas a uma elite . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13
6 Notas Finais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
7 Bibliografia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18

Lopes, F. (2007) “2006: o ano da renovação administrativa
das licenças da SIC e da TVI”. Anuário da Comunicação 2005-
2006, OBERCOM, 250-257.

Resumo
Foi o ano da renovação das licenças de televisão dos canais privados,
mas não houve qualquer debate em torno da evolução da oferta televi-
siva da SIC e da TVI. Foi o ano do Campeonato Mundial de Futebol
cujos direitos de transmissão televisiva dos jogos pertenceram, em Por-
tugal, à Sport TV (na totalidade) e à SIC (14 jogos), mas quem liderou

∗Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Por-
tugal. [felisbela@ics.uminho.pt]



2 Felisbela Lopes

as audiências foi a TVI. Foi o ano em que o grupo espanhol Prisa deu
mais um passo para controlar o capital da TVI, mas não houve mudan-
ças substanciais na grelha televisiva. Foi o ano em que os telespecta-
dores deixaram de se interessar pelas “novelas da vida real”, mas os
directores de programas substituíram esse amplo espaço por mais do
mesmo: ficção nacional. Houve novidades a merecer aplauso: a RTP
instituiu o cargo de Provedor do Espectador, concedendo-lhe um pro-
grama semanal em horário nobre (A Voz do Cidadão); a TV Cabo abriu
portas a mais um projecto televisivo, o Porto Canal, vocacionado para
uma informação mais atenta ao norte do país, nomeadamente à zona
metropolitana do Grande Porto; o serviço público de televisão conso-
lidou uma oferta televisiva distinta das estações generalistas privadas
quer ao nível do entretenimento (salientam-se, por exemplo, Dança Co-
migo e Diz que é uma espécie de magazine), quer ao nível da informa-
ção (a partir de Setembro, a RTP1 emite em horário nobre programas
de géneros variados: grande-entrevista, reportagem, debate, comentário
político. . . ). No entanto, 2006 caracterizou-se por muitos ruídos: a SIC
e a TVI continuaram a ser, depois do noticiário das 20h00, canais te-
máticos de entretenimento, contrariando a deliberação 1-L/2006, de 20
de Junho, da Entidade Reguladora da Comunicação Social que estipula
grelhas diversificadas para ambas as estações; o canal generalista pú-
blico foi acusado de ceder a pressões do Governo que iriam no sentido
de censurar a cobertura dos incêndios de Verão.

Palavras-chave: licenças de TV, canais privados, operador pú-
blico.

1 A renovação administrativa das licenças de TV
O ano da oportunidade perdida para discutir no espaço público a te-
levisão privada portuguesa: foi assim 2006. Apesar das licenças de
televisão terem sido atribuídas por um período de 15 anos, vigorando,
portanto, até ao início de 2007, a SIC e a TVI solicitaram essa renova-
ção à Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) a 31 de Maio
de 2005 (a SIC) e a 30 de Junho de 2005 (a TVI). Passado um ano, o

www.bocc.ubi.pt



2006: o ano da renovação administrativa das licenças da SIC e da TVI 3

silêncio à volta deste processo continuava a pesar1. Ao longo desse
tempo, os políticos envolveram-se em acumulativas suspeições e suces-
sivas audições parlamentares a respeito da futura titularidade da TVI.
Pela nossa parte, estranhámos o mutismo à volta daquilo que deveria
constituir o centro das discussões: a evolução da oferta televisiva dos
dois canais privados. Nestes anos, houve mudanças profundas. Inevitá-
veis? Até certo ponto, sim, mas a grelha televisiva dos canais privados
desvirtuava completamente os projectos que o Governo escolhera como
vencedores das respectivas concessões no polémico Conselho de Minis-
tros de 6 de Fevereiro de 1992 que teve como porta-voz dessa decisão
o ministro da Presidência, na altura Luís Marques Mendes. Nunca do
poder político se escutou qualquer intervenção coerente e aprofundada
a este nível. Da AACS também se desconhecem estudos sobre a maté-
ria. Todavia, o órgão regulador que a substituiu, a Entidade Reguladora
para a Comunicação Social (ERC), que tomou posse a 17 de Fevereiro
de 2006, não deixou passar o processo de renovação das licenças de
televisão sem a apresentação de um documento que fixasse algumas li-
nhas orientadoras para a SIC e para a TVI. Na (extensa) deliberação
1-L/2006 com a data de 20 de Junho (102 páginas), a ERC estabelece
os fundamentos da sua decisão de renovar as licenças aos operadores
privados, afirmando que, “relativamente a algumas obrigações assumi-
das pelos operadores televisivos – quer por decorrência directa da lei,
quer porque a isso se comprometeram na apresentação da respectiva
candidatura (em 1990) ou em momento posterior – se verifica um cum-

1 No Verão de 2005, Governo e partidos da oposição envolveram-se numa polé-
mica à volta da (futura) titularidade da TVI, depois de o grupo que detém a respectiva
propriedade, a Media Capital, ter assinado uma opção de venda de acções com a Prisa,
um dos grupos económicos mais poderosos em Espanha. Convém esclarecer dois
pontos. Primeiro: a Lei da Televisão então em vigor não apresentava impedimentos à
entrada de capital estrangeiro nas empresas privadas de televisão. Segundo: a lei que
enquadra a actividade da AACS conferia-lhe poderes exclusivos para renovar ou fazer
cessar as licenças de televisão, não se prevendo nesse processo qualquer intervenção
do Governo (Lopes, 2006).

www.bocc.ubi.pt



4 Felisbela Lopes

primento pouco satisfatório”2. Os canais privados consideraram esta
deliberação abusiva (“Diário de Notícias, 8 de Agosto de 2006).

Paralelamente ao documento que a ERC produziu aquando da re-
novação das licenças dos canais privados, outro dos assuntos a levantar
polémica foram as propostas de reformulação da Lei da Televisão e de
reestruturação da concessionária de serviço público de rádio e de TV,
aprovadas em Conselho de Ministros a 16 de Novembro de 2006. Esses
anteprojectos prevêem a integração do canal 2: numa concessão única
de serviço público3, novas regras para a atribuição de licenças de te-
levisão (no contexto da TV digital terrestre) e uma fiscalização mais
alargada das obrigações definidas em contrato pelos operadores. Como
exemplo, a proposta de lei – alvo de uma consulta pública até 15 de
Dezembro – quer acabar com o fenómeno de contra-programação, proi-
bindo a alteração das grelhas de programas 48 horas antes da emissão
dos conteúdos. Foi exactamente essa alínea que levantou mais contesta-
ção por parte dos canais privados. Francisco Pinto Balsemão, presidente
do Conselho de Administração da SIC, assegura que a nova proposta de
Lei de Televisão abre portas a “mecanismos comparáveis à censura a
posteriori, além de tornar mais desleal a já desleal concorrência da
RTP às televisões privadas” (“Correio da Manhã”, 13 de Dezembro de

2 Nesse documento, salientam-se alguns aspectos de incumprimento. Da parte da
SIC: diminuição progressiva do número de jornais informativos: quatro em 1990; três
em 1999; dois em 2005; desaparecimento de programas especializados no campo da
reportagem nacional e internacional, da entrevista e do debate com autonomia rela-
tivamente aos blocos informativos das 13h00 e das 20h00, em claro incumprimento
dos compromissos assumidos em 1999; eliminação do flash informativo diário, con-
templado no projecto de 1999; emissões destinadas a públicos infantis remetidas para
horários pouco adequados, de segunda a sexta e desaparecidos da grelha de progra-
mas em 2006; programação cultural com presença reduzida na grelha e emitida em
horários de audiência diminuta. Da parte da TVI: emissões destinadas a públicos in-
fantis remetidas para o fim-de-semana (o compromisso assumido em 1999 envolvia
programas infantis nas manhãs de segunda a domingo e nas tardes dos dias úteis);
programação cultural esporádica e emitida em horários de audiência reduzida; ausên-
cia de programas especializados no campo da reportagem nacional e internacional, da
entrevista e do debate, autónomos em relação aos blocos informativos das 13h00 e das
20h00, em claro incumprimento dos compromissos assumidos em 1999; eliminação
do flash informativo diário contemplado no projecto de 1999.

3 Em 2003, o Governo PSD definiu o canal A 2: como canal da sociedade civil e
estipulou um prazo de oito anos para alienar definitivamente a sua concessão. Com a
nova proposta para a Lei de Televisão, o canal regressa às mãos do Estado.

www.bocc.ubi.pt



2006: o ano da renovação administrativa das licenças da SIC e da TVI 5

2006). José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, garante que esta ini-
ciativa legislativa permite a “intromissão do Governo” na programação
(“Público”, 23 de Novembro de 2006).

2 A suspeição de pressões políticas sobre a RTP
Ao longo dos anos, a RTP foi sempre colocada sob suspeita relativa-
mente à sua (in) dependência face ao poder político, em grande parte
porque nenhum Governo ousou passar para outro órgão a nomeação do
Conselho de Administração daquela empresa. Em Agosto de 2006, o
serviço público de televisão foi alvo de uma das mais energéticas acu-
sações de governamentalização da informação. Com repercussões de
vária ordem. Na génese dessas imputações, esteve uma proposta que,
em Maio, partiu da RTP no sentido da auto-regulação das televisões
na cobertura dos incêndios. Os canais privados rejeitaram a ideia. Em
declarações ao “Diário de Notícias” (19 de Maio de 2006), Alcides Vi-
eira, responsável pela Informação da SIC, afirmava que “os incêndios
não se combatem escondendo-os”, enquanto que o director-adjunto de
Informação da TVI, Mário Moura, deixava a seguinte pergunta: “que-
rem uma televisão cor-de-rosa?”. Não contando com a subscrição dos
canais concorrentes, o serviço público de TV elabora um pequeno docu-
mento que intitula “guidelines RTP para cobertura de incêndios flores-
tais”. Evitar a repetição de imagens; procurar o maior rigor da informa-
ção transmitida; incutir ritmo à narrativa; promover apenas directos dos
incêndios de maior gravidade; ser comedido nas entrevistas aos popu-
lares; noticiar a extinção dos incêndios que foram alvo de notícia mais
alargada são alguns dos vectores que merecem considerações apresen-
tadas de forma concisa. A 20 de Agosto, na sua habitual coluna do “Pú-
blico” Olho Vivo, Eduardo Cintra Torres escreve um artigo intitulado
“Como se faz censura em Portugal”. Nesse texto, o crítico de televisão
apresenta o Telejornal de 12 de Agosto como “exemplo do que tem sido
em geral esta nova forma de censura na RTP”4 . Garantindo dispor de

4 Da análise comparativa dos noticiários das 20h00 dos canais generalistas, Edu-
ardo Cintra Torres apresenta os seguintes dados: “Nesse dia, o Jornal da Noite (SIC)
dedicou seis das suas 33 notícias exclusivamente aos incêndios mais graves do dia, o
que correspondeu a 27,7% da sua duração. Deu ainda outras quatro notícias relacio-
nadas com o tema (presumíveis incendiários, prevenção, Galiza, etc.). Este noticiário

www.bocc.ubi.pt



6 Felisbela Lopes

“informações” que “indicam que o gabinete do primeiro-ministro deu
instruções directas à RTP para se fazer censura à cobertura dos incên-
dios”, Eduardo Cintra Torres conclui assim:

“O governo está a recorrer a métodos ilegítimos para
impedir a informação livre aos cidadãos de Portugal sobre
os incêndios, quer no terreno, quer nas instruções que dá à
RTP. E a Direcção de Informação da RTP está, na prática
informativa, a vergar-se por completo ao interesse político
do governo do momento.”

A Direcção de Informação da RTP reagiu em bloco a este artigo,
recusando as acusações. Não tardou muito para fontes do PSD, nome-
adamente o deputado Agostinho Branquinho, acusar novamente a RTP
de ingerência política. Face a isto, a ERC abriu um processo de averi-
guações dos factos, apresentando, a 7 de Dezembro, juntamente com um
Relatório da Cobertura Jornalística de Incêndios Florestais, a sua posi-
ção relativamente ao texto de Eduardo Cintra Torres e às declarações de
Agostinho Branquinho. Em conferência de imprensa, o presidente da
ERC declarou o seguinte: “O Conselho Regulador não tem quaisquer
indícios que sugiram quebra na obrigação de independência da RTP
face ao poder político na cobertura da época de incêndios florestais”
(“Diário de Notícias”, 8 de Dezembro de 2006). O caso transitou para
2007, na medida em que a Direcção de Informação da RTP, dizendo-se
vítima de difamação, fez seguir esta polémica para os tribunais.

3 Informação desvalorizada nos canais privados e
com mais espaço na RTP1

Nos primeiros meses do ano, a maior novidade no campo da informação
foi a mudança de imagem dos noticiários da SIC: novo estúdio, novo

abriu com 5 notícias seguidas sobre incêndios e voltou ao tema com dois grupos de
notícias na sua segunda metade. O Jornal Nacional (TVI) também abriu com os in-
cêndios mais graves, a que dedicou as suas sete primeiras notícias, dum total de 38.
Os incêndios ocuparam 21,8% do noticiário. Ambos os canais privados fizeram três
directos aos principais fogos. E o Telejornal (RTP)? Não fez nenhum directo. Re-
meteu os incêndios para a 18a notícia de 28, já depois do desporto. As três únicas
notícias sobre incêndios activos (. . . ) totalizaram 1m50.”

www.bocc.ubi.pt



2006: o ano da renovação administrativa das licenças da SIC e da TVI 7

grafismo, novo genérico. Inaugurada a 6 de Outubro de 1992, a esta-
ção de Carnaxide abriu as suas emissões com um noticiário cujo estúdio
apresentava uma janela de vidro aberta para a redacção. Pela primeira
vez em Portugal, deixava-se ver a zona de retaguarda das notícias: o
lugar onde elas são fabricadas. Essa janela permaneceu aberta até 20
de Fevereiro de 2006. Nesse dia, a primeira estação privada portuguesa
resolveu correr a cortina, aproveitando as paredes do estúdio, nomeada-
mente aquela que está atrás do pivot, como base de trabalho para uma
tecnologia virtual que tanto poderá construir a imagem do planeta Terra
captada a partir do espaço e em movimento, como uma infografia ou
imagem do acontecimento que está a ser anunciado. Face à versatili-
dade do novo estúdio, prometia-se uma aposta forte nos comentários,
na análise e na reportagem (“Diário de Notícias”, 17 de Fevereiro de
2006). Até ao final do ano, pouco mais se viu nos noticiários da SIC do
que esta operação cosmética.

À semelhança daquilo que havia feito (sem sucesso) em 20025 , a
SIC voltou a apostar, em Março de 2006, num programa de informação
para as primeiras horas da manhã (7h00-10h00) que substituiu a pro-
gramação infantil. O Programa da Manhã, apresentado pelo jornalista
Pedro Mourinho e por Vanessa Oliveira (vinda da TVI, onde apresen-
tava as notícias do reality show 1a Companhia), mistura informação
com entretenimento. Trata-se de uma aposta do director de programas,
Francisco Penim, a envolver também a direcção de informação cujo di-
rector Alcides Vieira fez a seguinte caracterização do formato: “Não
é um telejornal de três horas, é um programa variado (. . . ). Será um
programa útil, próximo dos portugueses, que interaja com eles, que os
ajude a despertar de forma simpática” (“Público”, 4 de Março de 2006).
Do lado dos canais generalistas, este programa contava com a concor-
rência na RTP 1 do Bom Dia Portugal (no ar desde Fevereiro de 2002)
e na TVI do Diário da Manhã (que estreou em Outubro de 2003). O
primeiro mês de coabitação com os formatos concorrentes foi desenco-
rajador. Segundo dados da Marktest, de 6 de Março a 6 de Abril, a SIC
teve uma audiência média de 0,4% (10,3% de share), enquanto a RTP1

5 A 21 de Janeiro de 2002, a SIC estreou Informação da Manhã. Este programa foi
interrompido para férias e na grelha de Outono foi substituído por Iô-Iô, um programa
destinado ao público infantil cuja apresentação foi entregue à modelo Marisa Cruz.

www.bocc.ubi.pt



8 Felisbela Lopes

conseguiu 1,3% (36%) e a TVI registou 0,9% (20,5%) (“Diário de No-
tícias”, 11 de Abril de 2006). Consequência imediata: o coordenador
do Programa da Manhã, o jornalista Luís Costa Ribas, abandonou as
suas funções, sendo substituído pelo jornalista Frederico Roque Pinho.
O programa sofreu várias interrupções justificadas pelos períodos de
férias e desapareceu da grelha de Outono. Tratou-se, decerto, de uma
aposta fracassada da SIC.

Face ao vazio informativo que os canais generalistas privados apre-
sentam em horário nobre depois do noticiário das 20h00, é relativa-
mente fácil o serviço público de televisão adquirir alguma singulari-
dade. Nos primeiros meses do ano, a RTP1 não tem muitas novidades,
exceptuando a substituição da jornalista Ana Sousa Dias pela editora
de política da Antena 1 Maria Flor Pedroso na moderação d’ As Esco-
lhas de Marcelo. Antes do período de férias, salienta-se o reapareci-
mento de um género em que a RTP tinha já alguma tradição: a grande-
reportagem. A 9 de Maio, estreia, em horário nobre, Em Reportagem,
com um trabalho intitulado “Órfãos de Pátria”. Neste primeiro pro-
grama, da responsabilidade do jornalista António Mateus, o tema em
destaque é o destino dos comandos africanos que combateram na Guiné
durante a guerra colonial, integrados no Exército Português. É, no en-
tanto, a partir de Setembro, que a RTP1 consolida, em horário nocturno,
uma linha de programação variada e apostada numa oferta televisiva
que, às primeiras horas da noite, se reparte por programas informativos,
formativos e de entretenimento.

Numa conferência de imprensa promovida a 7 de Setembro de 2006,
um dos administradores da RTP, Luís Marques, anunciou que o prime-
time da RTP mudaria a partir do dia 11 de Setembro. O Telejornal
reduziria a sua duração para 60 minutos e, diariamente, os telespecta-
dores passariam a dispor de uma oferta televisiva com variados géneros
(in) formativos. Esta anunciada linha horizontal diversificada apenas se
torna possível traçar devido a um trabalho que já vinha sendo desenhado
há algum tempo. Dos programas que permanecem em grelha, constam:
Grande Entrevista (que estreou em Abril de 1998, com a moderação
de Judite de Sousa), Prós e Contras (que surgiu em Outubro de 2002,
apresentado por Fátima Campos Ferreira), As Escolhas de Marcelo (que
apareceu em Fevereiro de 2005), Notas Soltas (inaugurado por António
Vitorino em Maio de 2005) e Em Reportagem (aparece em Maio de

www.bocc.ubi.pt



2006: o ano da renovação administrativa das licenças da SIC e da TVI 9

2006). A estes formatos, juntam-se, a partir de 15 de Setembro, Cui-
dado com a Língua, um programa conduzido por Diogo Infante, que,
nas palavras do apresentador, visa “estimular o culto da língua portu-
guesa” (“Diário de Notícias”, 8 de Setembro de 2006) e, a partir de
16 de Setembro, A Voz do Cidadão6 , da responsabilidade do Provedor
do Telespectador da RTP, Prof. Paquete de Oliveira. Com base numa
análise feita às mensagens enviadas, cada emissão escolherá um tema
para tratar, dando voz às queixas dos telespectadores e aos responsáveis
visados por esses reparos.

Em 2006, a SIC e a TVI nunca procuraram clonar qualquer formato
de debate ou de grande-entrevista da RTP1, apesar de ambas as estações
privadas terem um passado com várias experiências nesses géneros in-
formativos, como constatámos ao longo da pesquisa feita no âmbito da
nossa tese de doutoramento, que incidiu sobre a programação informa-
tiva não-diária dos canais generalistas portugueses entre 1993 e 2003
(Lopes, 2005). No entanto, ao longo do ano, a SIC nunca perdeu de
vista um género que vinha sendo esquecido nos outros canais generalis-
tas: a grande-reportagem. No primeiro semestre, o canal de Carnaxide
optou por incluir este género de trabalho jornalístico no Jornal da Noite
de Domingo e, a partir de Setembro, tornou-o autónomo do noticiário
de fim-de-semana, com o nome Reportagem SIC7. Talvez esta opção
editorial tenha sido influenciada pelo ressurgimento, em Maio, do for-
mato Em Reportagem8 na RTP1 ou, então, pela aposta que a estação
pública proclamava estar a fazer no campo da informação. Confrontado
com as razões que levaram à autonomização do género, o director de In-
formação da SIC, Alcides Vieira, responde assim: “estamos a redefinir
o conceito dos telejornais do fim-de-semana, uma vez que os telespecta-

6 A Lei no 2/2006, de 14 de Fevereiro, institui que o provedor, entre outras com-
petências, deve: “assegurar a edição, nos principais serviços de programas, de um
programa semanal sobre matérias da sua competência, com uma duração mínima de
quinze minutos, a transmitir em horário adequado”.

7 A SIC estreou-se neste género de programas com Grande Reportagem em 1996.
O primeiro programa, que foi para o ar a 16 de Maio de 1996, apresentou o trabalho
“Os meninos de Angola”, assinado pela jornalista Cândida Pinto que, posteriormente,
foi alvo de vários prémios.

8 A RTP soma vários programas neste género jornalístico. O último programa
da estação pública formatado para emitir reportagens chamava-se Grande Repórter e
terminou em 2003.

www.bocc.ubi.pt



10 Felisbela Lopes

dores estão mais disponíveis para ver outro tipo de informação. Vamos
prolongar o espaço da informação ao domingo, por acharmos que é um
dia de maior disponibilidade ao fim-de-semana” (“Diário de Notícias”,
25 de Setembro de 2006). À mesma hora, na RTP1, ia para o ar As
Escolhas de Marcelo.

4 O ressurgimento dos programas de reportagem na
RTP1 e na SIC

Apesar de irem para o ar em dias diferentes, podemos estabelecer alguns
paralelos entre Em Reportagem, da RTP1, e Reportagem SIC. Escolhe-
mos a variável temática como linha orientadora nessa comparação.

Coordenado pelo jornalista Cesário Borga, Em Reportagem apresenta-
se como um programa de curta duração (15-25 minutos) onde semanal-
mente cabe um trabalho que poderá ser caracterizado como uma média-
reportagem. Segundo o director de Informação da RTP, Luís Marinho,
este formato “completará o arco da informação que se tem vindo a dis-
ponibilizar. Depois da entrevista, do debate, do comentário, faltava a
reportagem” (“Jornal de Notícias”, 8 de Maio de 2006). A partir de
9 de Maio de 2006, eis o regresso deste género jornalístico ao horário
nobre da estação pública. Percorrendo a selecção temática, nota-se uma
certa inclinação por temas internacionais que ultrapassam a agenda no-
ticiosa, criando-se assim uma noticiabilidade para lá dos assuntos do
dia. No primeiro programa, aborda-se o destino dos comandos africa-
nos que combateram na Guiné durante a guerra colonial; em Outubro
destacar-se-á John Oliveira, porta-voz da Marinha dos EUA no Iraque e
no Afeganistão; em Novembro falar-se-á dos soldados desmobilizados
da guerra que, em Angola, lutam pela reintegração social; em Dezembro
procurar-se-á perceber qual a singularidade da Finlândia, um país que
é muitas vezes apontado como um exemplo a seguir por nós. Quando
o tema foi a educação, criou-se um meta-acontecimento, ampliado por
debate que se seguiu à exibição da reportagem e que se estendeu, nos
dias seguintes, a vários organismos. A 30 de Maio, a jornalista Mafalda
Gameiro apresentou o trabalho “Quando a violência vai à escola” em
que, com o recurso a uma câmara oculta, mostrava agressões entre alu-
nos e aos professores nas salas de aula. O Ministério da Educação teceu
duras críticas a este procedimento jornalístico que, no entanto, foi lou-

www.bocc.ubi.pt



2006: o ano da renovação administrativa das licenças da SIC e da TVI 11

vado pelo Conselho Deontológico dos Jornalistas numa nota emitida a
7 de Julho onde se argumentava que se estava perante um “documento
oportuno sobre uma situação social perigosa que atinge numerosas es-
colas”. A 27 de Julho, a ERC, em resposta a uma queixa apresentada
pela Direcção Regional de Educação de Lisboa contra a RTP, conde-
nava a estação pública quer pelo uso da câmara oculta que conside-
rava “desadequado e abusivo, violando direitos fundamentais dos alu-
nos captados por essas câmaras e induzindo (...) a comportamentos
discriminatórios”, quer pelas “negociações” prévias para a sua utiliza-
ção (Deliberação 6-Q/2006). Em Reportagem conseguiria ainda criar
uma agenda mediática noutras alturas. Por exemplo, quando retratou a
extrema-direita em Portugal (5 de Junho)9. Paralelamente à capacidade
para marcar, aqui e ali, a agenda noticiosa, este programa salientou-se
por puxar as margens para o centro do espaço público mediático. Por
exemplo, quando distinguiu o trabalho de um grupo de jovens que, in-
dependentemente das instituições e grupos de voluntariado, ajuda os
sem-abrigo (18 de Outubro) ou quando foi à procura de agentes da PSP
com distúrbios psicológicos (8 de Novembro).

Grande Reportagem estreou, na SIC, em 1996 e, ao longo destes
anos, passou por várias edições descontínuas no tempo. A última, en-
quanto programa autónomo, foi em 2003. Antes do ano terminar, a SIC
apertou este formato no alinhamento do Jornal da Noite de domingo.
Nem sempre a edição de fim-de-semana contou com este género jorna-
lístico, mas, nos primeiros meses de 2006, as reportagens mais alarga-
das foram parte integrante do noticiário de domingo. A partir de Setem-
bro, este género autonomizou-se num programa isolado e é partir daí
que fazemos a sua análise temática.

Com uma linha editorial substancialmente diferente do programa
concorrente da RTP1, Reportagem SIC valorizou sobretudo histórias
de vida: de pessoas que vivem em quartos alugados em pensões (1 de
Outubro); de mulheres e crianças vítimas de violência doméstica (12 de
Novembro); dos alpinistas portugueses que se aventuraram numa excur-

9 Na sequência desse trabalho jornalístico, em que um dirigente da Frente Nacional
defendia a ideologia de extrema-direita e o uso de armas (que exibiu para as câmaras
de TV), a PSP procedeu, no dia seguinte, a uma busca domiciliária da qual resultaram
a detenção desse homem e a apreensão de uma espingarda caçadeira, de um revólver
e de outros materiais proibidos (“Jornal de Notícias”, 6 de Julho de 2006).

www.bocc.ubi.pt



12 Felisbela Lopes

são ao Shisha Pangma, a montanha do Tibete que os Antigos veneravam
como o “Trono dos Deuses” (26 de Novembro); de pessoas que lutam
por ultrapassar graves contrariedades (3 de Dezembro); de rostos anóni-
mos que procuram comida no lixo (12 de Dezembro). Assinale-se tam-
bém a preferência por temas do campo da educação, neste caso acompa-
nhando os ritmos lectivos. No início do ano, destacaram-se as seguintes
realidades: a escola primária (8 de Outubro); os estudantes universitá-
rios que foram para a República Checa para aí ingressarem num curso
de medicina (29 de Outubro); e, antes das aulas começarem no En-
sino Superior, aqueles que, com uma licenciatura, um mestrado ou um
doutoramento, não arranjam emprego (24 de Setembro). É essa possi-
bilidade de explorar inesperados ângulos de campos ultra-mediatizados
que confere um lugar ímpar a estas reportagens mais alargadas.

Embora nem sempre a SIC tenha valorizado este formato vocacio-
nado para a média e longa reportagem, sublinhe-se que este género de
trabalhos tem sido alvo de sucessivos prémios de jornalismo.

Quadro no 1: Temas dos programas Em Reportagem e Reportagem
SIC em 2006

Tão tributário do acontecimento pendurado no tempo presente, o
jornalismo esquece, com bastante frequência, o passado. Alguns dos
trabalhos jornalísticos inseridos nos programas de reportagem procura-
ram recuperar esse fio temporal, embora o ângulo privilegiado fosse o
da actualidade. Em Novembro, a SIC criou um formato que, de certa
forma, poderia constituir-se como um espaço de memória perante o es-
quecimento que o veloz fluxo noticioso motiva. A ideia de recuperar e
actualizar reportagens antigas cujo rasto se perdeu era excelente, mas
ao circunscrever o formato a uma rubrica do Jornal da Noite de sábado
dava-se um sinal de desvalorização daquele que poderia ser um exce-
lente projecto jornalístico. Essa “ espécie de ajuste de contas” (“Diá-

www.bocc.ubi.pt



2006: o ano da renovação administrativa das licenças da SIC e da TVI 13

rio de Notícias”, 14 de Novembro de 2006) que a coordenadora deste
espaço, a jornalista Sofia Pinto Coelho, prometia fazer viu-se, logo à
partida, perante um constrangimento: ajustar o ritmo dos trabalhos ao
formato de um noticiário. A SIC, mais uma vez, optou por reforçar a
informação sem praticamente mexer na grelha, compelindo a entrada
de novos géneros/rubricas nos noticiários das 20h00 que se convertem
assim numa espécie de albergue espanhol que desvirtua o conceito de
telejornal enquanto género televisivo. No entanto, regista-se o esforço
de tornar distinto ao fim-de-semana o espaço de informação diária da
SIC.

5 Ágoras abertas a uma elite
Considerando-se que os programas de informação televisiva, nomea-
damente os formatos de conversação televisiva, ajudam a desenhar o
espaço público contemporâneo, os temas que essas emissões tratam as-
sumem particular importância. Ao inscreverem determinados assuntos
para discussão, os jornalistas situam essas trocas verbais num quadro
particular de acção, criando ágoras mediáticas (teoricamente) abertas
ao debate de múltiplas questões com um conjunto diversificado de in-
terlocutores. Em 2006, os debates e as grandes-entrevistas apenas en-
contraram espaço no canal generalista de serviço público10 (excluímos
desta análise os canais temáticos). Percorrendo os assuntos que consti-
tuíram o mote para essas emissões, notou-se uma tendência para discutir
determinados tópicos. Foi assim entre 1993 e 2005 (Lopes, 2005). Foi
também assim em 2006.

Sendo o único programa de debate nos canais generalistas, Prós e
Contras foi o forum das grandes questões nacionais, principalmente da-
quelas que integravam a agenda governativa. As primeiras emissões de
2006 desviaram-se um pouco desta rota e, com isso, fomentaram dis-

10 Na noite de 16 de Novembro, a SIC generalista emitiu uma grande-entrevista
com o Presidente da República, Cavaco Silva. Como não tinha na grelha nenhum
programa para esse género, transferiu da SIC Notícias o formato Outras Conversas,
da jornalista Maria João Avillez, colocando aí o entrevistado. À mesma hora, Judite de
Sousa conduzia, na RTP1 mais uma emissão de Grande Entrevista, com o convidado
Pedro Santana Lopes, ex-primeiro-ministro que lançara havia três dias um livro sobre
o agitado período da sua governação. No embate de audiências, ganhou a RTP1.

www.bocc.ubi.pt



14 Felisbela Lopes

cussões mais alargadas11. No entanto, foi a política do Governo que
ocupou maior número de emissões12. Um dos tópicos valorizados foi
o do “trabalho/reforma” que reuniu emissões onde se discutiram temas
como a difícil situação na Segurança Social (30 de Outubro), o desem-
prego (20 de Fevereiro) e o futuro das nossas reformas (1 de Maio e 2 de
Outubro). Do amplo anfiteatro da Casa do Artista, onde Prós e Contras
instalou o seu palco de debate, não se esperam discussões sobre micro-
realidades. O caso particular está naturalmente presente nos vários de-
poimentos que a moderadora, num exercício de difícil gestão da palavra
dos convidados, vai solicitando àqueles que se sentam na primeira fila
da sala. Todavia, é para os macro-temas que se orienta este programa,
que privilegia ângulos de conversa centrados na actuação política face
a determinados campos sociais. Sublinhe-se a atenção dada aos media,
um tópico que a televisão tem dificuldade em integrar em programas de
debate. A 6 de Março, a jornalista Fátima Campos Ferreira interrogou
o presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social sobre as
linhas de acção daquele novo órgão; e a 22 de Maio procurou discutir,
com jornalistas, políticos e responsáveis por agências de comunicação,
“quem manda no jornalismo”.

Quadro no 2: Temáticas do programa Prós e Contras (RTP1) em
2006

No que diz respeito aos convidados, Prós e Contras e Grande En-
trevista destacaram as elites, nomeadamente as políticas, as mais bem

11 A 2 de Janeiro, procurou-se fazer “o retrato sociológico dos portugueses”; a
16 de Janeiro, analisou-se “a alma da Nação”; a 23 de Janeiro, perspectivou-se “o
país em mudança”; a 5 de Maio, destacaram-se “os novos colonizadores”, ou seja, as
imigrações que se espalhavam pelo país.

12 Com o ministro das Finanças, falou-se, a 9 de Janeiro, do “fim das ilusões”;
um ano depois das eleições legislativas em que o PS alcançou maioria absoluta,
perguntou-se, a 13 de Março, “para onde vai o país”; novamente com o ministro
das Finanças debateu-se, a 3 de Abril, “a reforma do Estado”; face a um novo quadro
legislativo, evidenciou-se, a 16 de Outubro, a futura Lei das Finanças Locais; de novo
com o Ministro das Finanças fez-se, a 6 de Novembro, “a prova dos nove”.

www.bocc.ubi.pt



2006: o ano da renovação administrativa das licenças da SIC e da TVI 15

treinadas na arte de colocar o poder em cena, as mais capazes para re-
presentar uma dramaturgia democrática, as mais habituadas a conciliar
um discurso persuasivo com as exigências mediáticas. A Grande En-
trevista convidou prioritariamente quem ocupava cargos de relevo em
instituições com uma certa centralidade política (Governo, Parlamento
e direcções de partidos com assento parlamentar), funcionando as emis-
sões como momentos de legitimação do poder instituído. Assinalem-se
excepções como as de Ana Maria Caetano, a filha de Marcelo Caetano,
convidada pela passagem do centenário de nascimento do pai (17 de
Agosto); do escritor António Lobo Antunes, entrevistado no dia em que
lançou o livro Ontem não te vi em Babilónia (26 de Outubro); de Rui
Veloso, a comemorar os 25 anos de carreira (23 de Novembro); ou de
Fernando Póvoas, especialista em medicina estética, que conversa com
Judite de Sousa pouco tempo após a morte de uma modelo brasileira de-
vido à anorexia (30 de Novembro). Prós e Contras, para além dos polí-
ticos, deu prioridade a mais três grupos: aos académicos (oriundos dos
mais variados campos científicos), aos economistas/empresários (per-
tencentes aos sectores mais bem sucedidos) e aos representantes de as-
sociações e sindicatos (a classe trabalhadora não tem grande espaço na
medida em que se privilegiaram aqui representantes de grupos de elite
ou de actividades desportivas). Poder-se-á apontar a natureza elitista
dos palcos de Prós e Contras, censurar-lhe a selecção de convidados
centrada naqueles que habitam os corredores do poder (político, eco-
nómico e académico) instalado em Lisboa; criticar o esquecimento das
vozes no feminino ou daqueles que não falam em nome de uma institui-
ção ou profissão, mas que deveriam ter direito a uma opinião. Todavia,
dever-se-á igualmente sublinhar que Fátima Campos Ferreira conseguiu
várias vezes painéis de convidados pouco comuns em debates televisi-
vos. Por exemplo, a 11 de Setembro, colocou frente-a-frente Mário
Soares e Pacheco Pereira para pensar o mundo cinco anos após o 11 de
Setembro; a 18 de Setembro, colocou a ministra da Educação frente a
uma plateia de professores; a 25 de Setembro, trouxe até à Casa do Ar-
tista o antigo primeiro-ministro espanhol José Maria Aznar para discutir
com empresários e pensadores portugueses as relações ibéricas.

www.bocc.ubi.pt



16 Felisbela Lopes

Quadro no 3: Perfil dos convidados dos programas de informação
semanal da RTP 1 em 2006

Somados os convidados de ambos os programas, evidencia-se a vi-
sibilidade da classe política. O interesse de quem promove e participa
nas emissões é mútuo. Se numa sociedade democrática quem detém
o poder político vê nos programas informativos o seu principal palco
de exposição e, consequentemente, de rentabilização de popularidade,
quem conduz tais formatos encontra nesse grupo aquilo a que Pierre
Bourdieu chama “poder simbólico”, que atrai alguma audiência e a ga-
rantia de que as respostas nunca serão monossilábicas, mas dadas num
registo algo empolgado no qual se misturam razão e emoção. Estamos
aqui ao nível de um “saber-opinião” cuja verdade não é exterior ao su-
jeito empírico, mas intrínseca a quem fala e representativa de um sujeito
colectivo, o que acentua (mais) uma selecção personalizada orientada
por critérios de notoriedade. Num livro em que fala das entrevistas que
conduz na RTP1, a jornalista Judite de Sousa interroga-se se “os polí-
ticos estão reféns dos media” para afirmar o seguinte: “A observação
e a experiência dizem-me que sim. A necessidade que os políticos têm
de aparecer na TV alterou a natureza do capital necessário para te-
rem êxito na política” (2002: 16). De facto, a teatralidade intrínseca
à acção política e presente em qualquer diálogo acentua-se à medida
que os media, nomeadamente a televisão, ocupam o centro da vida po-
lítica. Se quem fala na TV são as elites, elas perpetuam-se no poder
de acordo com a capacidade de circulação no espaço público televisivo.
“Quem não aparece nos media não existe para a realidade política e
quem aparece esporadicamente e com uma imagem disfuncional será
um elemento marginal”, escreve Sanchez Noriega (1997: 244), que re-
conhece igualmente que “hoje seria improvável que alguns líderes de
épocas pré-mediáticas tivessem existido” (1997: 254)13.

13 Numa investigação que fez sobre os debates políticos promovidos na RTP, Nilza
Moutinho (2002: 105-6) lembra o debate que ocorreu, a 6 de Novembro de 1975,
entre Álvaro Cunhal e Mário Soares. No programa Responder ao País, os dois líderes

www.bocc.ubi.pt



2006: o ano da renovação administrativa das licenças da SIC e da TVI 17

Concisão naquilo que se diz e expressividade na forma como se diz
são actualmente traços exigidos ao discurso de qualquer convidado a
participar numa entrevista/debate televisivos, porque também interessa
fixar os telespectadores à emissão. A isto junta-se o capital de noto-
riedade que cada um apresenta como condição mínima de acesso aos
plateaux televisivos. Nesta conjuntura, o grupo dos seleccionáveis não
será muito extenso. Todavia, julgamos possível promover mais diver-
sidade entre os convidados a quem se entrega esse selectivo bilhete
de entrada para os plateaux televisivos. Convinha também promover
um maior equilíbrio ao nível do género. Num dos seus livros, Victo-
ria Camps (1998) anunciava que o século XXI será das mulheres. Em
2006, Grande Entrevista apenas teve uma mulher; Prós e Contras so-
mou pouco mais de uma dezena de mulheres num palco onde semanal-
mente cabiam, pelo menos, quatro convidados. Esse glass ceiling (tecto
de vidro) que bloqueia o acesso das mulheres a lugares de topo está na
estrutura social, mas a TV tende, por vezes, a exacerbar essa conjuntura.

6 Notas Finais
Serão muitos os desafios que se colocam à TV em 2007: TV digital,
concretização da nova Lei da Televisão e da nova Lei de Reestruturação
do serviço público de rádio e televisão, redescoberta de novos formatos
de entretenimento, aposta em novas caras para apresentar programas ân-
cora. . . No entanto, pela nossa parte, atenderemos, de forma particular,
a determinados aspectos:

• Às comemorações do meio centenário da RTP. O que será feito
para assinalar os 50 anos da TV em Portugal? Que memória per-
manece? Que desafios se abrem?

• Ao cumprimento da Lei de TV no que diz respeito aos canais
generalistas. Poderá um canal privado, mas de concessão pública,
ter um horário nobre preenchido apenas por telenovelas? Poderá
um noticiário albergar todos os outros géneros jornalísticos para
justificar o que não se faz na franja horária nocturna?

debateram durante cerca de três horas e meia, havendo apenas um intervalo. Cunhal
falou 1h38m e Soares 1h40m. Nos anos 90, nenhum programa televisivo se atreveria
a repetir o formato dessa emissão.

www.bocc.ubi.pt



18 Felisbela Lopes

• À aposta na Internet. As estações de televisão tardam a chegar
ao on line. De quanto tempo precisam ainda para perceber que a
TV pode estar num ecrã de computador? De quanto tempo preci-
sam para perceber que os telespectadores não se contentam com
comunicações unidireccionais?

• À consolidação dos canais por cabo. A SIC Notícias (em Lis-
boa) e a RTPN (no Porto) são projectos válidos que necessitam
de meios (humanos e técnicos) para se desenvolverem. A SIC
Notícias não pode viver com as migalhas da SIC generalista e a
RTPN encontra grande parte da sua idiossincrasia por estar situ-
ada fora de Lisboa. Estes e outros projectos análogos necessitam
de se constituírem como verdadeiras apostas por parte dos grupos
onde se integram.

• À diversidade de temas e de convidados na informação. A política
e os políticos não reúnem todo o interesse público daquilo que se
noticia e/ou discute. A sociedade estrutura-se por outros campos
e lugares que merecem um olhar jornalístico.

7 Bibliografia
Bourdieu, Pierre (1997). Sobre a Televisão. Oeiras: Celta.

Camps, Victoria (1998). El Siglo de las Mujeres. Madrid: Ed. Cátedra.

Lopes, Felisbela (2005). “Uma Década de Televisão em Portugal (1993-
2003) Estudo dos programas de informação semanal dos canais
generalistas” Tese de doutoramento apresentada na Universidade
do Minho, Dezembro.

Lopes, Felisbela (2006). Dos excessos da TV generalista: retratos
da informação semanal emitida em horário nobre. Conferência
da Entidade Reguladora da Comunicação Social, Universidade do
Minho.

Sánchez Noriega, José Luis (1997). Crítica de la Seducción Mediática.
Ed. Tecnos.

www.bocc.ubi.pt



2006: o ano da renovação administrativa das licenças da SIC e da TVI 19

Sena, Nilza Mouzinho (2002). A Interpretação Política do Debate Te-
levisivo: 1974/1999. Universidade Técnica de Lisboa.

Sousa, Judite (2002). Olá Mariana: O Poder da Pergunta. Oficina do
Livro.

Legislação
Lei no2/2003, de 22 de Agosto.
Lei no 2/2006, de 14 de Fevereiro.
Anteprojecto de Proposta de Lei da Televisão.
Proposta de Lei sobre a Reestruturação da Concessionária do Serviço
Público de Rádio e de Televisão.

Deliberações da Entidade Reguladora da Comunicação
Social
1-L/2006, 20 de Junho.
6-Q/2006, 27 de Julho.
1-I/2006, 6 de Dezembro.

Jornais
“Diário de Notícias”, 17 de Fevereiro de 2006.
“Público”, 4 de Março de 2006.
“Diário de Notícias”, 11 de Abril de 2006.
“Jornal de Notícias”, 8 de Maio de 2006.
“Diário de Notícias”, 19 de Maio de 2006.
“Jornal de Notícias”, 6 de Julho de 2006.
“Diário de Notícias, 8 de Agosto de 2006.
“Público”, 20 de Agosto de 2006.
“Diário de Notícias”, 8 de Setembro de 2006.
“Diário de Notícias”, 25 de Setembro de 2006.
“Diário de Notícias”, 14 de Novembro de 2006.
“Público”, 23 de Novembro de 2006.
“Diário de Notícias”, 8 de Dezembro de 2006.
“Correio da Manhã”, 13 de Dezembro de 2006.

www.bocc.ubi.pt



20 Felisbela Lopes

Cronologias
13 de Janeiro: estreia, na RTP1, Bocage, série de ficção histórica de

oito episódios que assinala as comemorações do bicentenário da morte
do poeta.

16 de Janeiro: estreia, na SIC, Contacto, um programa que vai para
o ar nas tardes de segunda a sexta-feira, apresentado por Rita Ferro Ro-
drigues, Nuno Graciano e Cláudia Semedo.

11 de Fevereiro: estreia, na RTP1, Dança Comigo, um formato aus-
tríaco produzido pela Endemol.

17 de Fevereiro: a Alta Autoridade para a Comunicação Social é
extinta com a tomada de posse dos membros da Entidade Reguladora
para a Comunicação Social (ERC).

20 de Fevereiro: a SIC estreia nova imagem para a informação:
novo estúdio, novo grafismo, novos genéricos.

6 de Março: estreia, na SIC, o Programa da Manhã, apresentado
por Pedro Mourinho e Vanessa Oliveira. O programa ocupa a faixa ho-
rária entre as 7h00 e as 10h00, substituindo a programação infantil.

6 de Março: estreia, na SIC Notícias, Estado da Arte, um programa
quinzenal de opinião a cargo de Paulo Portas e com moderação da jor-
nalista Clara de Sousa.

6 de Março: estreia, na TVI, a novela portuguesa Fala-me de Amor.

31 de Março: estreia, na SIC, Floribella com um making-off às
19h00 e o primeiro episódio depois do Jornal da Noite. A TV emitiu
Morangos com Açúcar a partir das 18 horas, interrompeu para o Jornal
Nacional e regressou à série juvenil em horário nobre, a partir das 21
horas. Nas grelhas estava anunciado o resumo diário do Circo das Ce-
lebridades.

www.bocc.ubi.pt



2006: o ano da renovação administrativa das licenças da SIC e da TVI 21

2 de Abril: a jornalista e editora de política da Antena 1 substitui
Ana Sousa Dias na moderação d’ As Escolhas de Marcelo.

3 de Abril: estreia, na RTP1, Em Família com... Fernando Mendes,
que substitui O Preço Certo em Euros, no horário das 19h00/20h00.

18 de Abril: o professor universitário Paquete de Oliveira toma
posse como Provedor do Telespectador da RTP.

18 de Abril: a TVI transmite em directo as cerimónias fúnebres do
actor Francisco Adam, de Morangos com Açúcar.

7 de Maio: última edição, na TVI, do reality show Circo das Cele-
bridades.

9 de Maio: estreia, na RTP1, Em Reportagem, com um trabalho in-
titulado “Órfãos de Pátria”.

14 de Maio: estreia, na TVI, O Meu Odioso e Inacreditável Noivo,
mais um reality show para ocupar as noites de domingo, apresentado
por Júlia Pinheiro. O programa relata os preparativos para um casa-
mento de conveniência entre um noivo inconveniente e uma rapariga
normal.

19 de Maio: estreia, na SIC, Aqui Não Há Quem Viva, a sitcom que
concorre com o Gato Fedorento, da RTP1.

20 de Maio: estreia, na SIC, O Pior condutor de sempre, um con-
curso apresentado por Bruno Nogueira.

17 de Junho: final de Dança Comigo, que se realiza em directo do
Campo Pequeno, em Lisboa.

18 de Junho: estreia, na TVI, Tempo de Viver, uma novela produ-
zida pela NBP.

17 de Julho: a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom)

www.bocc.ubi.pt



22 Felisbela Lopes

anuncia ter renovado as licenças da SIC e da TVI em sistema analógico
por mais 15 anos.

27 de Julho: a RTP apresenta a RTP MOBILE, um canal de televi-
são concebido para ser transmitido em terminais móveis equipados com
tecnologias 3G e disponível nas três operadores portugueses.

20 de Agosto: Eduardo Cintra Torres publica o seu polémico artigo
“Como se faz censura em Portugal”.

21 de Agosto: a RTP anuncia que vai processar juridicamente o
crítico de televisão Eduardo Cintra Torres, na sequência de um artigo
escrito no “Público” no qual se acusa a televisão pública de receber ins-
truções do gabinete do primeiro-ministro e “censurar” a cobertura dos
incêndios deste Verão.

2 de Setembro: estreia, na SIC, Exclusivo, um programa de entre-
vistas feitas por Bárbara Guimarães e o actor Ricardo Pereira a pessoas
que integram a programação da SIC.

11 de Setembro: a RTP1 reduz o tempo do Telejornal para uma
hora, incluindo o intervalo.

13 de Setembro: os directores de programação dos três canais ge-
neralistas assinam um acordo de auto-regulação sobre os conteúdos te-
levisivos que entrará em vigor dia 2 de Outubro e que visa a aplicação
de um sistema de classificação de conteúdos televisivos com recomen-
dação etária de visionamento.

16 de Setembro: estreia, na RTP1, A Voz do Cidadão, o programa
do Provedor do Telespectador.

19 de Setembro: o subdirector de Informação da RTP Carlos Da-
niel demitiu-se. Com ele, saíram também dois editores: Hélder Silva e
Sandra Sá Couto.

19 de Setembro: estreia de Júlio Isidro à tarde, na condução do Por-

www.bocc.ubi.pt



2006: o ano da renovação administrativa das licenças da SIC e da TVI 23

tugal no Coração da RTP1 (no lugar de José Carlos Malato e ao lado de
Merche Romero).

19 de Setembro: estreia de Jura, a segunda novela portuguesa da
SIC na era Francisco Penim-Teresa Guilherme.

19 de Setembro: estreia da quarta série de Morangos com Açúcar,
na TVI.

29 de Setembro: arrancam as emissões do Porto Canal.

2 de Outubro: estreia, na TVI, Clube Morangos, emitido a partir do
edifício do “Diário de Notícias”, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

7 de Outubro: a SIC promove A Parada de aniversário da estação
nas ruas de Lisboa, um especial de seis horas em directo da Avenida da
Liberdade. A RTP1 apresentou como alternativa uma programação de
solidariedade, com A Ca(u)sa dos Artistas.

8 de Outubro: estreia, na TVI, Canta por Mim.

23 de Outubro: estreia, na TVI, mais um reality show tipo novela
da vida real: Pedro, o Milionário.

26 de Outubro: estreia, na TVI, a telenovela Doce Fugitiva.

26 de Outubro: a Prisa lança uma Oferta Pública de Aquisição vo-
luntária sobre a totalidade das acções da Media Capital a 7,4 euros por
acção.

29 de Outubro: estreia, na RTP1, Diz Que É Uma Espécie de Ma-
gazine, um programa com doses de humor assinadas pelos "Gato Fedo-
rento"e pelas Produções Fictícias.

10 de Novembro: estreia, na TVI, a telenovela Tu e Eu.

www.bocc.ubi.pt



24 Felisbela Lopes

16 de Novembro: o canal SIC Notícias é oficialmente lançado nos
Estados Unidos.

16 de Novembro: o Conselho de Ministros aprova uma proposta de
lei para reformular a Lei da Televisão e outra para reestruturar a con-
cessionária de serviço público de rádio e de TV.

17 de Novembro: estreia, na TVI, o reality show Doutor, preciso de
ajuda.

18 de Novembro: estreia, no Jornal da Noite da SIC, “Perdidos
e Achados”, reportagens que recuperam casos antigos noticiados pela
SIC.

17 de Dezembro: chega o fim Herman SIC com uma edição espe-
cial no circo, depois de sete anos de emissões.

www.bocc.ubi.pt


	A renovação administrativa das licenças de TV
	A suspeição de pressões políticas sobre a RTP
	Informação desvalorizada nos canais privados e com mais espaço na RTP1
	O ressurgimento dos programas de reportagem na RTP1 e na SIC
	Ágoras abertas a uma elite
	Notas Finais
	Bibliografia

